quarta-feira, 2 de outubro de 2013
PSG - SLBenfica
Faltam 12 minutos e dada a nossa inépcia começo já o meu comentário ao jogo.
Estou farto de LFV e JJ. Farto, fartissímo.
Entrando dentro do futebol (que é das coisas que mais gosto), este PSG individualmente é superior ao Benfica, mas tinhamos obrigação de fazer mais. Análise dos jogadores:
Artur - sem culpa nos golos e ainda fez uma excelente defesa a remate de Cavani
Luisao e Garay - as saidas de Ibra para a posição de 10 e o jogo interior de Cavani dificultou imenso o trabalho, no entanto foram das melhores unidades
A Almeida e Siqueira - jogo dificil e sem qualquer apoio dos extremos
Fejsa - não tenho nada a tecer
Matic - preocupa-me a forma do jogador ou azia de não ter saido?
E Perez - jogador competitivo, raramente joga mal
Gaitan - uma nulidade
Djuricic - onde está o jogador que brilhou na Holanda?
Cardozo - muito sozinho na frente, mas muito mal a pressionar
A Gomes - entrou com atitude, sem acusar a pressão, o problema é que só volta a ser aposta qq JJ tiver apertado, não existindo uma aposta e evolução continua
Sula - é realmente melhor que Ola e Ivan Cavaleiro?
Markovic - nas alas nunca irá produzir 80% do que pode fazer
Jorge Jesus - sinto vergonha de ouvir na TV o treinador do Benfica a gritar de forma asneirenta para os jogadores...
A luta será com os gregos, mas o resultado na Luz com os belgas parece-me muito pouco... vamos ver se o goal average não fará a diferença.
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
É preciso...
Em Portugal para o Benfica ser campeão não basta ter a melhor equipa e plantel. Não basta ser mais forte em campo. É preciso preocupar-se com os bastidores e corrupção, e quando é assim, saem sempre vencedores aqueles onde a corrupção está no ADN.
sábado, 28 de setembro de 2013
Benfica - Belenenses alguns notas
- Artur, Luisão e Garay dentro do normal, sem erros, sem fricções defensivas;
- Maxi Pereira e Cortez muito muito mal. Se Maxi não fez um único centro (um lateral quando é ofensivo tem de centrar) e corre muito para a frente sem qualquer critério, Cortez não foi muito diferente, apenas com uma diferença, não sabe centrar!
- Fejsa, muito bem, excelente jogador e mais entrosado com a equipa o que melhorou a entrega de bola após a recuperação;
- Matic abaixo do que é costume. Voltar à posição de origem está a demorar.
- Enzo Perez jogo sem grandes rasgos..
- Markovic pouco dado ao jogo, mas completamente fora da sua posição, como é possível colocar um jogador destes encostado à linha?
- Lima tanto tempo para o tirar de campo? Completamente fora de jogo.. pensei que ao intervalo entraria Gaitan para o lugar de Lima, colocando-se Markovic nas costas de Cardozo, mas não, Jorge Jesus mexe sempre muito bem (não, não mexe);
- Cardozo, um golo e segurou algumas bolas..
- Gaitan entrou bem, com algum ritmo;
- Sulejmani e Rodrigo simplesmente entraram;
- Jorge Jesus mal muito mal, a escalonar a equipa, a mexer na equipa. Treinador tem visão, não antecipa nada, está acabado no Benfica;
- Luis Filipe Vieira entrevista horrível, promessa nefasta (a final da LC), ao que lhe digo, se não ganhamos - ou melhor - se não goleamos à pior equipa da Liga Portuguesa, como vamos chegar à final da LC?
terça-feira, 24 de setembro de 2013
Com corrupção e este Presidente...
Confesso que não vi a entrevista na integra nem a tenciono ver. Vi excertos e para o que foi, chega-me perfeitamente!
Depois de uma entrevista à Benfica TV, que saudei, pela necessidade de aparecer e dar o corpo ao manifesto numa fase de maior turbulência, qual foi mesmo o objectivo desta nova entrevista?
Corroboro a defesa efectuada ao treinador do SLB. Era imprescindível que nesta fase isso fosse feito publicamente (ainda que JJ tenha saído pior desta entrevista. mas já lá iremos...).
Mas seria mesmo justificável através de uma entrevista? Não. Os departamentos de relações publicas sabem criar eventos apenas para um determinado fim. E num clube de futebol, o que não faltam são acções passiveis de suceder (ex.. discurso numa casa do Benfica). A mensagem passaria muito mais tríada e assertiva. Sobre o tema central (JJ em Guimarães) meteu os pés pelas mãos. Mas fico-me por aqui para não dar o ouro ao bandido.
Quanto à entrevista, explica bem o porquê de um legado desportivo de enorme fracasso. Realço apenas 3 pontos:
- Liga dos Campeões? Tenha juízo, Sr. Presidente. Se isso é um desejo, deve sê-lo apenas interno. Que falta de noção estratégica. Já para não falar que pensar na Liga dos Campeões quando em 11 anos de liga portuguesa consegue a proeza de ganhar apenas 9 (ups isso era enquanto sócio do outro clube, como Presidente do SLB foram só 2..). Mais Humildade e menos folclore!
- Se Jesus metesse em cima da mesa, ele ou Cardozo, sairia ele? Mas isto é alguma coisa? Então um jogador têm mais poder que um Treinador? Alguém perguntou isto para se sair com uma destas? Havia mesmo necessidade de fragilizar o treinador desta maneira? Que amadorismo! Isto era tão confortável. Bastaria... JJ nunca exigiu saída do jogador. Houve um processo disciplinar natural devido à conduta inadequada do jogador. O assunto foi resolvido pela estrutura. Tudo sanado. Ponto final. Difícil?
- Trapattoni confidenciou que com este plantel era campeão europeu? Tudo muito bem. Secalhar é verdade. Mas tornar isto publico? Para quê? Colocar pressão no atual treinador do Benfica? Se é para exigir resultados que o faça INTERNAMENTE e já agora que não se renove o fracasso com aumento de ordenado. Agora CHACINAS PUBLICAS no inicio da época NÃO, OBRIGADO!
P.S: A única coisa boa foi mesmo a confirmação que a Benfica TV já conta com mais de 210.000. Algo que os meus homens no terreno já tinham partilhado, mas folgo sempre em saber oficialmente. Rumo aos 250.000!
sábado, 14 de setembro de 2013
Sobre a vitória de hoje...
Positivo:
Enzo Perez -> Jogão. Indiscutivelmente, o homem da partida. Marcou e fez jogar. Demonstrou que a ala é efetivamente o seu lugar. É um jogador que oferece elevada reverência em termos ofensivos (foi sem duvida o homem mais perigoso em termos ofensivos) e foi determinante para o equilíbrio e consistência da equipa a meio campo. Sei que é incomportável jogar nesta posição havendo Salvio, mas o jogo de hoje só reforçou a minha ideia(controversa no mundo encarnado) que no meio campo perdemos um excelente extremo e ganhamos um mediano 8.
Siqueira -> É verdade que não fez um jogo de encher o olho, mas sem grande dificuldade se percebe que finalmente temos um defesa esquerdo. Gostei e ao contrário do que alguns podem pensar não é de sua responsabilidade o golo pacense.
Fejsa -> Que agradável surpresa. Entrou e tudo mudou. Jogador com enorme cultura tática, encheu o meio campo, sendo uma autêntica "carraça" para os jogadores da capital do móvel. Não é jogador para brilhar do ponto de vista da espectacularidade, não é nenhum prodígio em termos técnicos, mas é um jogador que têm tudo para ser uma pedra fundamental neste Benfica 2013-2014.
Bolas paradas -> O segundo golo nasce de um livre bem trabalhado e o terceiro de um excelente cabeceamento de Garay a corresponder a um canto de Enzo Peres. Globalmente, hoje fomos uma equipa bem mais perigosa nas bolas paradas, especialmente nos cantos.
Negativo:
Lance do Golo/Luisão -> Os apostadores desportivos podem contar com uma aposta quase garantida. Na verdade, é hoje difícil imaginar um jogo em que o SLB não sofra um golo. Como disse em cima, sobre o Siqueira, não considero (apesar de ser o extremo do seu lado a desmarcar-se) que o lance seja de sua responsabilidade. Siqueira, tal como Garay e Maxi, estão em linha e bem posicionados para o fora do jogo. O problema...é que Luisão ficou para trás e meteu em jogo o extremo do Paços que na cara de Artur (que podia ter saído mais cedo) fez o golo.
Matic -> Não se pode dizer que Matic tenha feito um péssimo jogo. É verdade que nos habituou a um nível extraordinário e estamos sempre à espera do seu melhor. E isso, ainda está claramente longe. Com a entrada de Fejsa foi obrigado a subir no terreno. Creio que pelo entendimento desta dupla poderá passar muito do sucesso para esta época.
Lima -> Outro jogador que esta época ainda não se reencontrou. Mexido, sempre a tentar entrar no jogo, mas pouco eficaz. Teve uma oportunidade para fazer o terceiro que não podia ter desperdiçado.
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
A vergonha deve continuar...
Para quem não se recorda, este senhor foi o árbitro do jogo de apresentação desta época do mesmo FC Porto frente ao Celta de Vigo.
Aquele que transformou em amarelo para cada jogador, as quatro agressões seguidas de Kelvin ao Nolito.
Aqui terá certamente mais uma oportunidade para brilhar.
Esta época já tivemos: penaltys a penalizar faltas fora da área; golos irregulares após o avançado empurrar deliberadamente o defesa; agressões mutuas mas apenas o jogador adversário é expulso (engraçado como grande parte da critica futebolística considerou o vermelho do Hélder Postiga frente à Irlanda do Norte exagerado), bolas que entram na baliza mas não contam, golos que procedem falta evidente a meio campo não assinalada.
Tudo isto apenas em 3 jornadas. E para o mesmo clube.
O Sistema está a trabalhar muito bem este inicio de época.
Exige-se um Sport Lisboa e Benfica fortíssimo Só assim podemos sair desta ataque, capazes e aptos para lutar pela vitória final!
À espera do T(áxi)itulo
O futebol atual, elevado ao mais alto nível de exigência, vive de pormenores e estes fazem certamente a diferença.
Sei e reconheço que ao nível de infraestruturas existe um grande trabalho. Desse ponto de vista, reconhecido por vários, o SLB é uma referência europeia. Mas é importante e decisivo dar o passo seguinte: estrutura profissional para o futebol. Tudo deve ser pensado ao mais ínfimo pormenor e não tenho duvidas que esta situação é demonstrativa de um amadorismo incompreensível e injustificável. A rever!
Por ultimo, apesar de considerar legitimo (como o estou a fazer) criticar esta situação de forma aberta, não posso deixar de salientar a forma vergonhosa como a RTP (estação publica que alguns teimosamente defendem) passou o tema. Mais do que dar noticia, ridicularizaram e focaram-se na piada fácil e atroz sobre algo que felizmente não deve ser a sua principal preocupação. Estes a mim não me enganam, é bom que alguns benfiquistas abram os olhos...
Rubrica - Os melhores que vi jogar (19.º - Stefan Schwarz)
Ps: não encontrei um video dedicado em exclusivo ao jogador, pelo que coloco um video de um dos grandes jogos onde Schwarz participou.
domingo, 8 de setembro de 2013
Rubrica - Os melhores que vi jogar (20.º - Oscar Cardozo)
20.º Lugar - Oscar Cardozo (Joga no Benfica desde 2007, tendo feito até hoje 262 jogos e marcado 161 golos)
Matador exímio. Jogador algo lento, mas muito inteligente a jogar sem bola, no preenchimento dos espaços de finalização e muito importante a segurar a bola à espera dos médios ofensivos.
Jogador amado e odiado no anfiteatro da Luz, mas uma coisa é certa, nos últimos 20 anos, foi o único ponta-de-lança de projecção internacional a jogar no clube.
Grande Entrevista - Pablo Aimar
Aliás, sempre que leio ou assisto a entrevistas a Aimar, vejo um potencial treinador de classe mundial. Se apostar numa carreira de treinador, Aimar não falhará, é um jogador que conhece o jogo (nem sempre os jogadores percebo do jogo).
Da entrevista, eis o que destaco:
Qual foi a sua melhor temporada no Benfica?
«Sempre adorei jogar com o Saviola. Os meus melhores momentos foram todos os que partilhei com ele entre 2009 e 2012».
Tem saudades de jogar com o Saviola?
«Sempre nos demos muito bem. Seria fantástico voltar a jogar com ele e depois retirávamo-nos juntos.
Dos muitos argentinos que têm passado em Portugal, Lucho Gonzalez será porventura o mais parecido consigo. É um jogador que admira?
«Tenho um carinho enorme por ele. Uma grande admiração, mesmo. É das melhores pessoas que conheci no mundo do futebol. Agradeço tudo o que vivemos no futebol. Nunca o vi como um rival».
Há espaço no futebol moderno para o número dez puro? Um dez como Aimar?
«Tem de haver. O Barcelona joga com três números dez, no mínimo. Iniesta, Xavi e Messi são verdadeiros números dez, adaptados a funções diferentes. São jogadores que em qualquer outra equipa do mundo seriam um puro dez. Sabem, muito claramente, o que têm de fazer com e sem a bola. Inteligentíssimos».
Nos últimos anos apaixonou-se pelo futebol de alguma equipa?
«Sim, pelo Barcelona de Pep Guardiola. Sobretudo por ter demonstrado ao mundo o prazer que é possível ter com uma bola nos pés. Se tivermos a bola, o adversário não a tem. E não só por isso. Se perdem a posse, recuperam na perfeição a posição defensiva e recuperam a bola com facilidade. Além do Barcelona, tenho de elogiar o Borussia Dortmund. Seja como for, nos últimos anos todas as equipas ficaram muito longe desse Barcelona».
Os adeptos puristas do futebol querem mais equipas como esse Barcelona? Ou, se preferir, quem gosta de futebol gosta desse Barça?
«Eu creio que sim, mas todas as opiniões são válidas. Por um simples motivo: o futebol não é uma ciência exata e está aberto às mais variadas influências. Tudo é aceitável. Do meu ponto de vista, não há dúvidas: o Barcelona é a melhor equipa da última década».
Qual foi o treinador que melhor entendeu o futebol de Pablo Aimar?
«O melhor treinador que tive foi Marcelo Bielsa. Ramón Diaz, no River, até Jorge Jesus, no Benfica, também me aproveitaram bem e entenderam o meu futebol.
E no futebol atual, qual é o treinador que mais admira?
«Vejo o Bayern Munique a jogar e percebo que o Guardiola conseguiu impor muito rapidamente o que pretende: ter bola, pressionar, reduzir o espaço do campo. E fazer isto numa cultura radicalmente distinta não é para qualquer um. Para mim, Guardiola é o melhor treinador do mundo».
terça-feira, 3 de setembro de 2013
Agora é que vamos começar!
Tirando isso e o facto de dificilmente sermos campeões, pois já estamos a cinco pontos (para os mais esquecidos, os Corruptos não perderam um jogo nos últimos dois campeonatos) e seria preciso não voltarmos a perder ou empatar, e como isso não vai acontecer, por diversos motivos:
1) Sistema - está em força e todas as jornadas existem provas disso (meu camarada de Blogue melhor do que eu, escreve sobre isso);
2 ) Jorge Jesus - um líder, um inspirador, aprende com os erros, melhora e corrige.. mas JJ insiste nos mesmos erros, tem uma dinâmica de perdedor e isso está reflectido nos jogadores;
3) Estrutura - falta alguém que seja o responsável do futebol, que se sente ao lado da equipa, que se meta nos jogos "sujos" na nossa Liga, para além disso, o resto da estrutura vive o Benfica com medo do Porto.
Para concluir que, com esta contratação, admito que temos o melhor onze do campeonato e o plantel mais equilibrado (a par do Porto - teoricamente). Temos equipa para passar o grupo da LC e temos equipa para garantir o 2.º Lugar.
Agora é que vamos começar!
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Onde anda, Sr. presidente?
Temos um treinador que já não reúne consenso no universo benfiquista? Verdade.
Temos vários problemas internos? Verdade.
Temos um Presidente mais preocupado em negociatas e betão do que títulos? Verdade.
Mas isso justifica aquilo que se está a passar ao nível das arbitragens nas três primeiras rondas?
Luís Filipe Vieira, na entrevista à Benfica TV, disse claramente que não fala de arbitragens.
Mas porquê?
- Está comprometido com o Homem do apoio inequívoco (ex-administrador da SAD do Porto e envolvido nas escutas do apito dourado)?
- Está comprometido com o sistema que apenas está preocupado em lesar o SL Benfica?
Nos 3 jogos, o Porto foi beneficiado claramente em todos (o único que acabou por não ter influência no resultado foi o do Martitimo, mas o penalty da praxe apareceu).
Neste jogo, fica o registo do golo de jackson (já que a comunicação social foge desta imagem):
Não entendo.
Tudo está bem.
Tudo está normal.
Onde anda, Sr Presidente? E defender os interesses do nosso SL Benfica?
Pergunta do Dia...
Na primeira parte, os jogadores do Gil Vicente foram corridos a amarelo (um deles para Danielson, que depois veria o segundo), a punir faltas, que na sua maioria não o justificariam. Em contra ciclo, os jogadores do SC Braga abusaram na paragem de contra-ataques dos adversários...e nada!
Na segunda parte, Hallisson (e bem) é expulso, mas antes, segundo amarelo para Danielson por falta...que não existe e procede toque da bola na mão de Edinho.
De seguida, Diogo Viana (Gil Vicente) foge em direção à baliza, falta assinalada...mas nada de amarelo. O critério estava lá!
O Gil Vicente jogou com 9 e heroicamente ganhou o jogo.
Mas fica a pergunta:
Com quem joga o Gil Vicente na próxima jornada?
Sobre a política de contratações
http://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.pt/2013/09/45-milhoes-de-euros-em-12-jogadores.html
domingo, 1 de setembro de 2013
Tudo normal, claro está...
Entre grandes penalidades, foras de jogo mal assinalados e golo irregular (empurrão de Jackson). Tudo foi possível para que estes não desperdiçassem os efeitos do Dérbi e assumissem a liderança isolada da Liga.
A verdade é que nada disto seria de estranhar.
SLB com calendário complicado (estranho ou talvez não...), problemas internos com LFV, Jorge Jesus e Cardozo (perfeito para não desviar a atenção dos benfiquistas para a arbitragem) e Benfica TV (será que o sistema assume assim tão bem?).
Eis o cenário ideal!
Eis o SLB pronto para falar dos seus problemas internos e outros com uma temporada toda para gerir com a maior tranquilidade e focarem-se na Europa!
E agora, onde anda o Presidente? O momento era este (já deveria ter sido).
Mas eu percebo...o Eusébio dos Presidentes não pode ser julgado pelos títulos... Que venha o próximo tijolo!
Quanto ao jogo...
Um Sporting aguerrido, jovens com ambição e um SL Benfica a todos os níveis superior individualmente, mas ainda muito, muito longe daquilo que será a versão Benfica 2013-2014.
Por tudo isso, não entendo alguma excitação geral (adeptos e comunicação social) pela exibição do Sporting. A verdade é que um SLB a meio gás foi mais perigoso, teve as melhores e claras oportunidades de golo.
Mas vamos às individualidades:
Artur - Seguro. Voltamos a ter o Artur na sua 1.ª versão. É verdade que não teve grandes intervenções, mas demonstrou segurança. E em jogos desta natureza, isso é fundamental.
Cortez - Continuo a achar, ainda assim, que é um upgrade em relação ao Melgarejo (já agora, se foi realmente vendido por 6 milhões parece-me um excelente encaixe). Contudo, esse upgrade não seria difícil e esta devia ser (não foi) a prioridade de reforço para esta época...!
Maxi Pereira - Claramente o pior jogador do SL Benfica (em conjunto com a dupla da frente). Começam a faltar adjectivos para as suas exibições. André Almeida ou Ruben Amorim? Num plantel de milhões, não posso aceitar que as soluções tenham de vir de adaptações. Prepara-te cancelo...!
Luisão/Garay - Tiveram bem. Especialmente Garay, que vinha demonstrando alguma desconcentração neste inicio de época. Voltou a mostrar-se a um excelente nível. Já agora, Montero parece-me ótimo jogador.
Matic - Não esteve mal, até porque não é fácil jogar num meio campo sempre em inferioridade numérica, mas noto que ainda não está ao nível da época passada...!
Enzo Peres/R Amorim - Aqui talvez resida a minha maior clivagem para os restantes adeptos benfiquistas. Considero Enzo um jogador aguerrido, trabalhador, que em determinados jogos acaba por ser útil. Ainda assim, considero que esta equipa merecia um 8 (box to box) de outra categoria. Claro que não é fácil encontrar todos uns anos um Witsel, mas lá está, se a prioridade não for sempre extremos e avançados, talvez seja mais fácil...! Já Rubem Amorim, entrou muito bem e foi a par de Markovic, um dos grandes responsáveis pelos primeiros 30 minutos de boa qualidade na 2ª parte.
Sálvio - Jogou lesionado, mais uma vez. Incompreensível, num plantel que conta, entre outros, com Ola John e Sulle.
Nico Gaitan - Como habitualmente e tirando um ou outro jogo europeu, não me encanta. De qualquer modo, o problema não esteve ai.
Lima/Rodrigo - Foram zero. Mas não os condeno. Já há muito se percebeu que os dois não combinam, anulam-se.
Markovic - Craque; Prodígio.
Cardozo - Apesar de não parecer. Foi importante. Colocou a defesa do Sporting em sentido...pela sua simples presença. E não é por se tratar apenas de Tacuara (que até tem um excelente registo com o Sporting), mas porque continuo a achar que o tipo de jogo do Benfica exige um avançado com as suas características.
Eu tinha avisado...
Podia-se esperar outra coisa? Claro que não.
É óbvio que um SL Benfica em pleno, ganharia o jogo mesmo com todos os erros e inclinação de campo promovida pelo árbitro.
Contudo, o fato do SL Benfica não ser perfeito, não fazer uma exibição de gala, pelo contrário, não justifica que devam existir erros que o penalizam...!
- Um golo claramente em fora de jogo, daqueles que o movimento de fora para dentro é tão evidente, que na hora me permitiu apostar com toda a segurança que o golo foi procedido de fora de jogo;
- Penalty evidente sobre Cardozo;
- Inclinação do campo (especialmente na 2ª parte), empurrando por determinadas ocasiões a nossa equipa para trás. Para o jogador verde, bastava cair.
Comentários ao jogo Sporting - Benfica
- Oportunidades de golo. As claras fora do Benfica, fruto da qualidade individual dos jogadores;
- Markovic fantástico. Quando ganhar ritmo competitivo, maior entrosamento com outros elementos vai ainda mais fazer a diferença.
- A equipa parece cansada, mas não é fisicamente, é mentalmente;
- No dia que despachamos Melgarejo, mais uma vez, Cortez mostrou ser muito inferior;
- Lima e Rodrigo estão ambos fora de forma;
- Jorge Jesus continua a cometer os mesmos erros, continuamos como equipa a cometer os mesmos erros..
sexta-feira, 30 de agosto de 2013
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Saber motivar
Qual a vossa motivação?
O verdadeiro mercado de transferências
Os 100 milhões de Bale (valerá esse valor?) vai tornar esse fim-de-semana emocionante em dois lados, no campo e nas noticias sobre as possíveis transferências dos nossos jogadores.
Estou preocupado com Garay e Matic, e menos com Salvio, e nada com os restantes...
Sugiro à Roma que use os 30 milhões do Lamela para comprar o Gaitan.
Não falo do derby, pois se a equipa do Benfica estiver ao seu nível ganhará com facilidade ao Sporting, é um presentimento...
Como apitar um Dérbi...
Árbitro lisboeta que chega assim pela primeira vez a um jogo grande.
Para os mais distraídos, este senhor foi o árbitro do ultimo FC Paços Ferreira - FC Porto da época passada. Aquele que prematuramente transformou um tropeção (incrível) de um jogador fora da área em penalty e respetiva expulsão.
O Histórico deste senhor é grande. Podíamos também recuar à sua monumental prestação no Académica - SL Benfica de há duas épocas, onde entre outros, transforma uma grande penalidade clarissima de Pablo Aimar em falta ofensiva.
Vou esperar pela sua atuação no Dérbi com toda a tranquilidade.
Agora de uma coisa não tenho a mínima duvida:
A sua nomeação para este jogo é um prémio devido à sua prestação no ultimo FC Paços Ferreira - FC Porto.
É assim que o sistema atualmente se comporta.
A verdade é que apesar do Apito Dourado ter sido um vazio no que à justiça diz respeito, muitos perceberam que não podiam continuar a utilizar com total clareza a coação ou prostituição como forma de trabalho.
O sistema (tendo como padrinho a Olivedesportos) soube reinventar-se:
Transmissões televisivas -> Os árbitros têm consciência que os erros a favor do SL Benfica são sempre mais empolados. As transmissões e venda de imagens encarregam-se de dar a perspetiva sempre mais adequada aos interesses do sistema.
Méritos e progressões -> Hugo Miguel...chega assim a um patamar onde está Pedro Proença, Artur Soares Dias, Jorge Sousa, entre outros, que toldam as suas prestações numa tónica quase certa de beneficio de uns em detrimento de outros. Será estranho que o único árbitro que nos últimos (pelo menos 3 anos) tenha prejudicado o Porto num jogo, tenha sido despromovido de internacional? Fica o aviso para os restantes.
Agora outros vão querer seguir Hugo Miguel. Fica o exemplo.
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
Ser Benfiquista...
Futebol é rivalidade. Mas com respeito e pluralidade.
Em semana de dérbi, o fado benfiquista dá voz a um adepto do Sporting Clube de Portugal.
(situação esta que nos congratula mas que nunca será estendível a adeptos de um determinado clube que faz dos atos ilícitos a sua maior força)
Agradecemos a participação do Contador de Cenas, um dos bloggers/tweeters de maior sucesso na atualidade nacional.
Aqui fica o seu texto:
terça-feira, 27 de agosto de 2013
O caso Oblak (estranhamente) bem gerido
segunda-feira, 26 de agosto de 2013
Análise colectiva - Benfica
- 65% dos jogadores do plantel são internacionais seniores - o que confere um elevado grau de qualidade ao plantel;
- Na posição de guarda-redes estamos carentes de um jogador com larga experiência internacional;
- Excesso de jogadores para a defesa (11) - Teoricamente, uma defesa deve ser formada por 8 jogadores, sendo que no caso do Benfica pode ser complementada por um jogador como André Almeida (elevada cultura táctica permite cumprir com rigor diversas posições);
- Plantel demasiado extenso (29 jogadores) - que cria vários problemas a muitos jogadores, pois não terão minutos de jogo, nem serão escolhas, para além disso, não permite criar espaço a jovens da equipa B.
Guarda-Redes (resultado -> 1 internacional em 4 jogadores)
Artur - Sem internacionalizações
Oblak - Internacional pela Eslovénia
Paulo Lopes - Sem internacionalizações
Mika - Sem internacionalizações (de referir o prémio de melhor GR do Mundial de S20)
Defesas (resultado -> 7 internacionais em 11 jogadores)
Maxi Pereira - Internacional pelo Uruguai
Silvio - Internacional por Portugal
A Almeida - Sem internacionalizações
Luisão - Internacional pelo Brasil
Garay - Internacional pela Argentina
S Vitória - Sem internacionalizações
Jardel - Sem internacionalizações
Lisandro Lopez - Internacional pela Argentina
Mitrovic -Sem internacionalizações
Cortez - Internacional pelo Brasil
Melgarejo - Internacional pelo Paraguai
Médios (resultado -> 4 internacionais em 5 jogadores)
Matic - Internacional pela Sérvia
Fejsa - Internacional pela Sérvia
E Perez - Internacional pela Argentina
André Gomes - Sem internacionalizações
Ruben Amorim - Internacional por Portugal
Djuricic - Internacional pela Sérvia
Extremos (resultado -> 4 internacionais em 4 jogadores)
Sálvio - Internacional pela Argentina
Ola John - Internacional pela Holanda
Gaitan - Internacional pela Argentina
Sulajmeni - Internacional pela Sérvia
Avançados (resultado -> 2 internacionais em 4 jogadores)
F Mori - Internacional pela Argentina
Lima - Sem internacionalizações
Rodrigo - Sem internacionalizações
Cardozo - Internacional pela Paraguai
Markovic - Internacional pela Sérvia
Comentários ao jogo Benfica- Gil Vicente
- A força dos adeptos, a força da equipa, que mostraram união, apesar da contestação ao Presidente e ao Treinador;
- Matic que continua a demonstrar ser o jogador mais influente do plantel;
- A excelente entrada de Markovic que demonstrou pormenores de jogador de Classe Mundial (aos que falam que apenas o Porto contrata fora-de-séries, o que dizer de Markovic?).
- Jorge Jesus conta com 4 extremos no plantel, sendo que todos são internacionais pelos seus países - Argentina, Holanda e Sérvia - no entanto forçou jogar com Sálvio que vem de uma lesão;
- Alguém tem dúvidas que neste momento André Almeida é mais jogador do que Maxi Pereira?
- Cortez é internacional brasileiro, é um jogador com qualidades, mas não acrescenta nada em relação a Melgarejo, aliás não fez um centro com qualidade, apenas corridas malucas sem qualquer critério (algo que JJ adora);
- Continuamos sem conseguir bater um canto (que desilusão);
- Continuamos a mostrar um modelo de jogo sem qualquer trabalho de controlo da bola, e que acredita unicamente nas qualidades individuais para resolver jogos.
domingo, 25 de agosto de 2013
O Meu Onze - 1
André Almeida
Luisão
Garay
Melgarejo
Matic
Enzo Perez
Ola John
Gaitan
Djuricic
Rodrigo
sábado, 24 de agosto de 2013
Os treinadores do sistema e os outros treinadores
Esta época o Abel Xavier é aposta do Olhanense, mas a comunicação social critica a escolha, quando antes aplaudiam escolhas idênticas, mas próximas do FCP.
Hoje Abel Xavier ganha a Costinha.
Uma equipa luta para ir à Europa, outra equipa luta ainda por construir uma equipa.
Parabéns Abel Xavier. Boa Sorte para a tua carreira.
A entrevista
1 - excelente a liberdade dada a Hélder Conduto que brilhou na condução da entrevista;
2 - excelente LFV eu aceitar dar uma entrevista sem qualquer controlo ao canal do clube;
3 - pela minha fraca memória considero a melhor entrevista de LFV desde que é Presidente do SLB, provavelmente pelo entrevistador aguerrido que o obrigou a dar o flanco e por vezes a ser demasiado sincero;
4 - mau, muito mau, a capacidade comunicativa de LFV, um pouco melhor do que JJ, mas muito fraco para um Presidente do Benfica;
5 - finalmente sabemos a função de Rui Costa no Benfica;
6 - continuo achar que o Benfica precisa de uma nova liderança (mas sinceramente quem?);
7 - continuo achar que LFV poderia dar um excelente Presidente se delegasse a componente desportiva a quem sabe (e não faltam benfiquistas que saibam: Rui Costa, Humberto Coelho, João Pinto, etc);
8 - promessas efémeras sobre os Portugueses e as camadas jovens;
9 - a promessa que deixaremos precisar de vender jogadores deve estar relacionado com o ponto a seguir, do qual
10 - algo bate mal com as contas feitas sobre a BTV, ou então, existem valores que desconheço;
11 - percebi como queriam resolver o problema Cardozo, mas resolveram-no mal em não comunicarem o processo;
12 - se Matic sair e o Benfica não comprar uma alternativa de imediato, a pressão está do lado de Rui Costa
Em suma, esta entrevista não tira pressão de cima da equipa e do treinador, nem salva a actual imagem de Luís Filipe Vieira, apenas amena o ambiente até ao próximo mau resultado.
